segunda-feira, 1 de junho de 2009

Registro Reflexivo - UNIDADES 13 e 14 – TP4

No dia 01/06/2009, realizamos o encontro referentes às unidades 13 e 14 (TP4). Iniciamos com um slide “Pedagogia do amor”, que mexeu muito com os cursistas, ficaram atentos até o fim. Entregamos a frase de Magda Soares sobre letramento “ Se alfabetizar significa orientar a própria criança para o domínio da tecnologia da escrita, letrar significa levá-la ao exercício das práticas sociais de leitura e escrita". Em seguida, conforme o planejamento, teríamos que passar cenas do filme “Narradores de Javé” para suscitar uma discussão a respeito do tema “Letramento e práticas da cultura oral e escrita”. No entanto, por motivos técnicos, não conseguimos cumprir essa tarefa tal qual planejado. No final, consideramos um ponto positivo, pois foi feito um relato oral do filme, apresentando os pontos-chave da questão. Em seguida, passamos ao assunto de nossas unidades. Primeiro, a unidade 13, finalizando com um slide sobre placas ridículas. Todo o grupo se descontraiu e aprovou. Na sequência, apresentamos a unidade 14, exemplificando, com algumas imagens, as implicações das possibilidades de interpretação, tais como a inferência, a polissemia, a ambiguidade e o conhecimento prévio. Entregamos aos cursistas três textos sobre o assunto: “A galinha pulou a cerca”, “ Não deixe de ler” e “Fixe seus olhos”. Para fechar as reflexões teóricas, apresentamos um slide, em que transparece o humor. A “personagem” utiliza palavras descabidas, mas que dá a entender uma aparente aprovação do ouvinte. Procuramos, com isto, demonstrar que algumas pessoas podem não ter um alto índice de letramento, mas que, de certa forma, reconhecem o uso e a função de um determinado gênero, neste caso especial o discurso. Após o intervalo, entregamos o poema de Kate M. Chong “O que é letramento?” com a devida interpretação (por Magda Soares) para leitura e apreciação dos cursistas. Antes de iniciarmos as apresentações dos trabalhos, sugerimos algumas propostas de trabalho em parceria, trouxemos para a oficina materiais que estão sendo desenvolvidos por professores de Matemática e que podem aflorar o trabalho em conjunto. Por motivo de tempo, invertemos os trabalhos e fizemos a proposta de atividades em primeiro lugar para depois fazermos as apresentações do “Avançando na prática”. Foi um ótimo encontro, trouxemos inúmeras atividades, propiciamos risos e empolgação. O conteúdo era denso e muitas novidades a serem apresentadas. Mas, pecamos na organização do tempo por acreditar que esta ordem de atividades seria mais proveitosa. Para o próximo encontro, combinamos de fazer a troca de experiências logo no começo do encontro, já que consideramos um momento muito especial. As trocas de experiências foram proveitosas, embora poucas pessoas falaram (devido ao tempo). No fim do encontro, aproveitamos o tema gerador “Cidade” e colocamos um videoclipe de Daniela Mercury: “O canto da cidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário