Reflexões
O encontro do dia 15/06 iniciou-se de forma conturbada. O que contribuiu para esse incidente foi de ordem financeira. Muitos cursistas se atrasaram por falta de transporte. As atividades do dia não avançaram conforme o planejado. Logo após a motivação, que se deu através de uma frase sobre leitura e, após, com o slide “Homens e livros”, oportunizou-se aos cursistas que apresentassem os trabalhos realizados com seus alunos. Alguns professores demonstraram suas ótimas experiências, inclusive uma professora que aproveitou o tema “Festa Junina” aliada à Festa da Escola para, além de discutir o tema, produzir com os alunos convites juninos originais. Assim, outros trabalhos foram sendo expostos. Sem que ninguém quisesse mais se expor (e com o tempo no limite – já era hora do intervalo!), entregamos a caixa com frases ao som da Aquarela de Toquinho. As frases deveriam ser completadas mediante os assuntos inseridos nas unidades. Foi a partir desta dinâmica que uma professora apresentou a ideia de trabalhar com seus alunos a ficha de leitura. E são essas trocas de experiências as responsáveis por inúmeras mudanças de posturas. Por motivo de insuficiência de tempo, deixamos as unidades para serem trabalhadas após o intervalo. Sabíamos que muitas informações planejadas não seriam repassadas da forma como havíamos planejado. Apresentamos as unidades, utilizando-se de poemas, textos narrativos, slides, música. Com essa etapa concluída, a turma foi dividida em grupos para realizar a proposta de atividades do caderno de teoria e prática. Infelizmente, pouco tempo restava para essa tarefa. Combinamos de apresentar os trabalhos na próxima oficina. Além disso, solicitamos um depoimento do processo de aquisição da leitura e da escrita de cada cursista para inserir no blog do grupo. Tivemos pouco tempo para introduzir a próxima unidade. Para finalizar, passamos um slide “O beijo”.
O encontro do dia 15/06 iniciou-se de forma conturbada. O que contribuiu para esse incidente foi de ordem financeira. Muitos cursistas se atrasaram por falta de transporte. As atividades do dia não avançaram conforme o planejado. Logo após a motivação, que se deu através de uma frase sobre leitura e, após, com o slide “Homens e livros”, oportunizou-se aos cursistas que apresentassem os trabalhos realizados com seus alunos. Alguns professores demonstraram suas ótimas experiências, inclusive uma professora que aproveitou o tema “Festa Junina” aliada à Festa da Escola para, além de discutir o tema, produzir com os alunos convites juninos originais. Assim, outros trabalhos foram sendo expostos. Sem que ninguém quisesse mais se expor (e com o tempo no limite – já era hora do intervalo!), entregamos a caixa com frases ao som da Aquarela de Toquinho. As frases deveriam ser completadas mediante os assuntos inseridos nas unidades. Foi a partir desta dinâmica que uma professora apresentou a ideia de trabalhar com seus alunos a ficha de leitura. E são essas trocas de experiências as responsáveis por inúmeras mudanças de posturas. Por motivo de insuficiência de tempo, deixamos as unidades para serem trabalhadas após o intervalo. Sabíamos que muitas informações planejadas não seriam repassadas da forma como havíamos planejado. Apresentamos as unidades, utilizando-se de poemas, textos narrativos, slides, música. Com essa etapa concluída, a turma foi dividida em grupos para realizar a proposta de atividades do caderno de teoria e prática. Infelizmente, pouco tempo restava para essa tarefa. Combinamos de apresentar os trabalhos na próxima oficina. Além disso, solicitamos um depoimento do processo de aquisição da leitura e da escrita de cada cursista para inserir no blog do grupo. Tivemos pouco tempo para introduzir a próxima unidade. Para finalizar, passamos um slide “O beijo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário