O Gestar II é um programa de formação continuada semipresencial, cujo objetivo é melhorar o processo de ensino aprendizagem, com especial atenção à elevação da competência dos professores e de seus alunos. Assim, é automático o aperfeiçoamento da capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sócio-cultural.
O Guia Geral é constituído por cinco unidades que tratam dos seguintes assuntos:
A unidade 1 apresenta o Gestar II como um programa embasado em estudos individuais e coletivos. Nos encontros presenciais, os professores terão possibilidade de trocar experiências, planejar situações didáticas para, posteriormente, aplicar com seus alunos e analisar a prática de sala de aula. Esses trabalhos serão orientados por um formador que coordena as atividades e avalia o desenvolvimento dos cursistas.
A unidade 2 aborda conceitos relativos à proposta pedagógica: concepção sócio-construtivista que evidencia um processo coletivo de construção do conhecimento, em que professor e aluno interagem e expõem suas dúvidas e experiências aliadas ao conhecimento historicamente construído. Especialmente na área de Língua Portuguesa, tem-se por objetivo possibilitar ao professor um trabalho que propicie aos seus alunos o desenvolvimento de suas habilidades de compreensão, interpretação e produção de diferentes textos.
O tema da unidade 3 é a Implementação do Gestar II. O material de estudo é composto por seis cadernos de Teoria e Prática (TPs), cada qual com quatro unidades subdivididas em três seções. O caderno de Teoria e Prática divide-se em três partes: Parte 1 – contém as unidades; Parte 2 – lição de casa (atividades que serão implementadas com os alunos e relatadas ao formador); Parte 3 – oficinas (encontros presenciais quinzenais, com duração de 4 horas, com atividades a serem desenvolvidas ora individual ora coletivamente). A forma de avaliação dos cursistas dar-se-á, principalmente, através dos seguintes itens: - freqüência de 75% das horas presenciais; - entrega das atividades ‘Lição de casa’ (relatos da prática de sala de aula); realização do projeto e auto-avaliação. Neste âmbito, o formador também tem suas atribuições: - planejar os encontros presenciais; - participar da apresentação do programa; - acompanhar a prática pedagógica; - executar as seções presenciais; - listar as dificuldades mais freqüentes; - avaliar o desenvolvimento do professor.
A unidade 4 trata das expectativas de mudanças através da implementação do programa. Em Língua Portuguesa, através de textos significativos, haverá uma reestruturação na forma de conduzir os trabalhos em sala de aula. Esperam-se, com isso, reflexos positivos para todas as áreas envolvidas no processo, ou seja, em toda a comunidade escolar.
A unidade 5 refere-se aos procedimentos de utilização dos Cadernos de Apoio à Aprendizagem do Aluno. São seis cadernos na versão do aluno e do professor complementares aos cadernos de Teoria e Prática e têm como objetivos: - subsidiar as aulas com atividades individualizadas; - promover atividades para ensinar conteúdos que o aluno não aprendeu.
Com vistas nesse processo, o objetivo central é desenvolver nos alunos a competência discursiva e textual através de situações significativas. Assim, a comunidade escolar vai compartilhar dos pressupostos apresentados pelos PCNs que visam à formação de indivíduos reflexivos e críticos em seu meio social. E isso se dá através do processo de reflexão e uso significativo da linguagem.
quarta-feira, 15 de abril de 2009
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