quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Argumentação e linguagem e Produção textual: planejamento e escrita

No dia 31 de agosto, iniciamos a 2ª etapa do Curso Gestar II com o Caderno de Teoria e Prática 6. Abordamos as unidades 21 e 22 tratando dos seguintes assuntos: Argumentação e linguagem e Produção textual no âmbito do planejamento e da escrita de textos. O encontro se iniciou com a mensagem do Pe Fabio de Melo “O caderno”. Em seguida, solicitamos às cursistas que customizassem um marcador de texto com uma frase sugestiva a respeito da mensagem. Todos participaram da atividade e entregaram a um colega. Após, trabalhamos a frase “A experiência dos erros é tão importante quanto ­à experiência dos acertos”. Depois de feita essa reflexão geral, apresentamos o cronograma para o segundo semestre, falamos sobre os trabalhos de alunos, a forma de apresentá-los, o projeto, enfim, avisos gerais para um bom funcionamento do curso. A próxima etapa foi a apresentação de textos argumentativos solicitados no período de recesso. Vários cursistas leram seus trabalhos, que foram muito variados e explicitaram os tipos de argumentos vistos no Caderno de Teoria e Prática.
Iniciamos a apresentação das unidades de forma sucinta. Na unidade 21, expusemos os conceitos relativos à argumentação. Aproveitamos os textos dos cursisas e o texto de referência para fundamentar a discussão. Na unidade 22, discutimos alguns conceitos referentes às práticas de leitura e escrita, mais especificamente com relação ao planejamento e à escrita de textos. Depois das discussões, houve um intervalo. Logo, iniciamos um trabalho prático. Propusemos a criação de uma sequência de aulas de produção textual, observando a situação comunicativa e as atividades que auxiliarão os alunos na atividade de pré-escrita, planejamento, escrita de textos variados e revisão dos textos, a partir da técnica do decalque. Levamos as figuras e os materiais necessários para essa atividade. Percebemos o quanto foi interessante fazer uma atividade prática, pois será uma atividade possível e agradável de ser trabalhada com os alunos. Essa atividade de planejamento será apresentada no próximo encontro. Finalizamos o encontro com o slide “Bom resto de ano”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário