segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Encontro presencial
"Através da linguagem podemos encantar nossos alunos, descobrir os tesouros,ou seja, as habilidades que cada um tem de melhor."(Profª Adriana)
"A linguagem tem o poder de mudar um destino, um fato e até uma história, seu encantamento pode mudar uma vida, tanto para o bem quanto para o mal. Ela pode curar, mas pode também machucar e deixar cicatrizes profundas." (Profª Meri)
"Através da força da palavra, conseguimos embalar nossos ideais de convencer ou não as pessoas, desmistificando as suas angústias, prazeres e dependendo do modo que ela for colocada, alcançamos o inatingível." (Profª Aline).
"Através da linguagem conseguimos descobrir os segredos da comunicação.Ela é como um instrumento, um meio poderoso nas mãos de quem sabe idealizá-la. É o caminho do que há de mais belo em mim e nos outros." (Profª Jales)
"Se usarmos a fala maneira atrativa vamos despertar nos outros a sensibilidade e fazer com que cada qual encontre a sua criatividade.O importante é usá-la para sabermos que todos têm competência, basta despertá-las e colocá-las em prática. (Profª Maria Helena)
"Todo e qualquer tipo de comunicação é a maior arma para o aprendizado. A linguagem é o encantamento de todos os tipos de comunicação. É através dela que encontramos novos conhecimentos, buscamos novos ensinamentos, descobrimos novos tesouros, novas habilidades. O poder da linguagem consiste em dominar um dos maiores problemas, a educação e a falta dela. (Profª Anete)
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Encontro presencial - 14/09/2009
No dia 14/09/09, iniciamos nosso encontro com uma mensagem “A gaivota”. Depois da mensagem, pedimos que cada cursista fosse autor de seu texto construindo uma frase com base na mensagem que haviam visto. Lançamos a ideia de expô-las no blog do grupo. Algumas aceitaram e nos entregaram a frase. Em seguida, iniciamos as apresentações dos trabalhos realizados com alunos referentes ao TP5. As experiências mais significativas, do ponto de vista das cursistas, são: - o trabalho com quebra-cabeças, para firmar os conceitos de coesão e coerência textuais e a sequência de questionamentos para construir um texto narrativo. Iniciamos as unidades 23 - “Revisão e edição”. Nesta unidade, utilizamos figuras para produzir textos coerentes e coesos. As figuras deveriam ser colocadas em ordem para que, em seguida, as cursistas pudessem trocar os textos com outra dupla e reescrevê-lo a partir das sugestões das colegas. Essa técnica pode ser utilizada com os alunos – o que possibilita maior motivação, já que as professoras voltam as suas unidades escolares com material para o seu dia a dia. Finalizamos a unidade com o texto “Não à redação. Sim à produção de textos” de Diléa Helena de Oliveira Pires. A unidade 24 tratou sobre a literatura para adolescentes. Apresentamos a unidade, expondo pontos comparativos entre texto literário e não-literário. Para ampliar esse conceito, apresentamos uma figura e demonstramos uma forma simples de fazer o aluno compreender a diferença. Através de uma figura, podemos demonstrar que um texto pode ser literário e não-literário. Para finalizar a oficina, trabalhamos com a coleção “Ziraldo e seus amigos”, já que a maioria das escolas da região utiliza tais livros. Solicitamos ao grupo a elaboração de técnicas de leitura e produção de textos verbais e visuais para seus alunos a respeito dos livros lidos. No momento posterior, essas técnicas foram apresentadas. As sugestões serão inseridas no blog do grupo. Finalizamos com um slide “Tente outra vez”, Titãs.
Frases de cursistas motivadas pela mensagem inicial "A gaivota"
“Para vencer os obstáculos da vida...
Não desista,
Não desanime.
Seja persistente,
Voe alto como a gaivota.
Você é capaz!”
(Profª. Raquel)
“Voar experiência inesquecível. A vida é um constante voar. Voamos baixo, voamos alto, encontramos obstáculos, mas não desistimos de voar. Façamos de nossa vida uma experiência inesquecível.”
(Profª. Estela)
“ Mesmo sós, devemos buscar nossos objetivos, mas se for em equipe. Nos sentiremos mais fortes para alcançá-los”.
(Profª. Mª Helena)
“Seja audacioso, não espere o tempo levar você, pois se você não tem para onde ir, qualquer lugar serve”
(Profª. Valdete)
“Comece, sonhe, alcance...
Por mais difícil e árdua que seja a caminhada, sempre há uma recompensa no final”.
(Profª. Aline)
“A resiliência depende do outro em quem nem sempre podemos confiar”.
(Profª. Mirian)
“LIBERDADE, a grande conquista.”
(Profª. Lorení)
“Assim como a gaivota, devemos estar sempre prontos a alcançar voos mais altos”.
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Argumentação e linguagem e Produção textual: planejamento e escrita
Iniciamos a apresentação das unidades de forma sucinta. Na unidade 21, expusemos os conceitos relativos à argumentação. Aproveitamos os textos dos cursisas e o texto de referência para fundamentar a discussão. Na unidade 22, discutimos alguns conceitos referentes às práticas de leitura e escrita, mais especificamente com relação ao planejamento e à escrita de textos. Depois das discussões, houve um intervalo. Logo, iniciamos um trabalho prático. Propusemos a criação de uma sequência de aulas de produção textual, observando a situação comunicativa e as atividades que auxiliarão os alunos na atividade de pré-escrita, planejamento, escrita de textos variados e revisão dos textos, a partir da técnica do decalque. Levamos as figuras e os materiais necessários para essa atividade. Percebemos o quanto foi interessante fazer uma atividade prática, pois será uma atividade possível e agradável de ser trabalhada com os alunos. Essa atividade de planejamento será apresentada no próximo encontro. Finalizamos o encontro com o slide “Bom resto de ano”.