No dia 04 de maio, realizamos nossa primeira oficina com os cursistas de Língua Portuguesa. Eu estava apreensiva quanto à recepção e com receio de que nada fosse novidade para eles. Iniciamos o dia fazendo as apresentações, através de um cartaz contendo a seguinte afirmação: “Para construirmos uma escola de qualidade é necessário...”. Assim, cada professor foi inserindo uma palavra que simbolizava o que de mais importante há para construir uma escola de qualidade. O início foi tímido... Fizemos um fechamento para esse momento e cada formadora acrescentou algo que considerava importante. Eu salientei as palavras ‘parceria’ e ‘renovação’, pois nada se faz sem um corpo docente ativo no ambiente escolar e sem que haja mudanças. Para abrirmos o tema, colocamos no data show um slide ‘A águia e o homem’ que ilustra com dinamismo e impacto a importância da renovação, mesmo que, às vezes, seja um processo difícil e doloroso, ainda que necessário. A unidade 9 foi apresentada pela formadora Deise, que enriqueceu sua exposição com exemplos práticos do seu cotidiano e também retirados do Caderno de Teoria e Prática. No momento da explanação sobre a relação sociocomunicativa, foi entregue aos cursistas um texto para leitura e apreciação (Apuros de um analfabeto). Após o intervalo, iniciei a unidade 10, trouxe à discussão conteúdos relativos ao gênero literário e ao não-literário. Finalizei a apresentação com o gênero Cordel, trazendo para leitura um texto ‘Cordel adolescente, ó xente!’. Após as apresentações das unidades, solicitamos que no próximo encontro os cursistas tragam o seu relato de um ‘Avançando na Prática’. Posterirmente, dividimos a turma em grupos de séries afins para realizarem a ‘Proposta de Atividades’, que consta na parte III da Oficina. Os grupos apresentaram os seus trabalhos, mostraram empenho e desprendimento. Acredito que, além de enriquecedor, foi um momento de comprometimento e que contou com a maior participação dos cursistas, de forma nenhuma desmerecendo suas contribuições ao longo da oficina. Em uma das apresentações, surgiu o tema do próximo encontro (texto narrativo, descritivo, dissertativo). A formadora Deise, então, aproveitou a oportunidade e salientou o assunto da oficina seguinte. Depois de todos os trabalhos apresentados, sugerimos aos cursistas que poderíamos criar um banco de dados com as atividades planejadas e apresentadas nas oficinas. Talvez até seja interessante criar um blog com todas essas atividades. Isso ainda será discutido com todo o grupo. Por fim, colocamos um slide “É preciso saber viver” Roberto Carlos e Titãs. Todos cantaram juntos, foi muito agradável. Elogiamos muito nosso grupo, agradecemos a presença de todos e acreditamos que vai dar certo. Estamos muito empenhadas nesse processo e esperamos estar no caminho certo.
Obs. O tempo para cada momento da oficina não foi muito rígido. Observei, ao final, que os grupos são bem dinâmicos e fizeram a proposta de atividades rapidamente. Isto faz com que, para o próximo encontro, tenhamos preparadas outras atividades para esses momentos. Penso que daria para trabalhar os textos de referência.
Obs. O tempo para cada momento da oficina não foi muito rígido. Observei, ao final, que os grupos são bem dinâmicos e fizeram a proposta de atividades rapidamente. Isto faz com que, para o próximo encontro, tenhamos preparadas outras atividades para esses momentos. Penso que daria para trabalhar os textos de referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário